Ensino Fundamental II
De acordo com os princípios da Educação Scalabriniana Integrada (Rede ESI), o Ensino Fundamental – Anos Finais contempla os quatro pilares estabelecidos pela UNESCO para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, pois, o educando se constitui a partir das interações sociais, nos múltiplos ambientes dos quais participa.
O Ensino Fundamental II – Anos Finais, que tem seu início a partir do 6º ano, por meio do aprofundamento e sistematização do conhecimento em suas diversas áreas, desenvolve as habilidades fundamentais para a construção das competências necessárias para a formação de um educando que reconhece, aplica e transcende o conhecimento adquirido, bem como, a capacidade de administrar seu desempenho escolar, para que no final do 9º ano, este jovem esteja preparado para assumir as exigências do Ensino Médio.
Neste seguimento, os educandos se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos.
Nossa proposta educacional busca fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para que possam acessar e interagir criticamente com os diferentes conhecimentos e fontes de informação. Todo esse quadro impõe à escola desafios ao cumprimento do seu papel em relação à formação das novas gerações.
Deste modo, os colégios da Rede ESI assumem o compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada dos fatos e realidades, contribuindo assim para o desenvolvimento do educando, para que tenham uma atitude crítica em relação aos conteúdos e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais.
Nesta etapa, são dados passos amplos no mundo do conhecimento e da vida social: cidadania, valores éticos, identidade pessoal, compreensão das raízes étnicas e culturais, somam-se às habilidades e competências das relações sociais.
O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais se dá através da aplicação do “Projeto de Vida e Atitudes Empreendedoras”, com ênfase no trabalho sobre as “Emoções e os Sentimentos”, projeto que perpassa todos os segmentos da escola, fortalecendo aspectos como a criatividade, o empreendedorismo e inteligência emocional, para que possam alcançar um maior equilíbrio entre o físico, o intelectual, o emocional e o espiritual.
De acordo com os princípios da Educação Scalabriniana Integrada, o Ensino Fundamental deve contemplar os quatro pilares estabelecidos pela UNESCO (aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver), pois o educando se constitui a partir das interações sociais, nos múltiplos ambientes dos quais participa.
A partir do 6º ano inicia-se o Ensino Fundamental II que através do aprofundamento e sistematização do conhecimento, em suas diversas áreas, desenvolve as habilidades fundamentais para a construção das competências necessárias na formação de um educando que reconhece, aplica e transcende o conhecimento adquirido, bem como administra seu desempenho escolar, visando ao final do 9º ano um jovem preparado para as exigências do Ensino Médio.
Copyright © AEB Associação Educadora e Beneficente – 2024 – Developed by BaraCom
Copyright © AEB Associação Educadora e Beneficente – 2024 – Developed by BaraCom